Participação no X Festival de Esquetes Elbe de Holanda


            Um dos muitos projetos da Cia Raízes do Mundo é a execução de inúmeros esquetes inclusive em festivais como o X Festival de Esquetes Elbe de Holanda, na Ilha do Governador organizado pelo Gatig.
A Cia enviou alguns de seus trabalhos e dois textos foram selecionados, “ESTRAGOU A TELEVISÃO” e “ELES”.
No dia 6 de Novembro de 2010, “ESTRAGOU A TELEVISÃO” de Luís Fernando Veríssimo, foi adaptado e apresentado por Samuel Cruz e Jacqueline Durans, interpretando um casal que caiu na rotina e ao verem-se sem a televisão para preencher seu silêncio começam a conversar e descobrem que trocaram de vida sem perceber.
Os atores contam que a ideia veio de uma conversa informal sobre o teatro do absurdo e uma crítica sobre a relação vazia entre os casais de hoje em dia. Houve muita discussão e trabalho cênico ao se preparem para o esquete. “Nossa proposta era apresentar um casal comum, numa estética simples, com ênfase no tempo das personagens e suas nuanças” afirmou Jacqueline.
“ESTRAGOU A TELEVISÃO” foi muito bem recebida pelo público e segundo Jacqueline, que após muito tempo trabalhando em monólogos voltara a contracenar, os dois estavam ansioso no dia da apresentação. Seu companheiro de cena completou “mas no palco, tudo fluiu muito bem”. Samuel disse que trabalhar com sua amiga “Jaquie” é sempre um prazer e apesar das brigas tudo dá certo pois fazem com o prazer de atuar.


Já no 3º dia do Festival Kenya Sommerfeld e Rafael Mattos apresentaram “ELES”, a história apresenta dois personagens que tem visões diferentes dos acontecimentos, e mostra que às vezes as pessoas percebem as coisas de forma diferente, ainda mais se uma das partes está apaixonada.
            Kenya conta que Rafael mostrou-lhe o texto e convidou-a para esse projeto. Assim que leu, adorou a proposta. A partir de então conversaram bastante sobre os personagens e ensaiaram muito sobre a direção de Rachel Mourão que deu bastantes dicas para progredirem e novas características para o esquete.
            Conforme o teatro ia lotando no dia 27 de Novembro de 2011, eles passaram a sentir o nervosismo e a ansiedade latentes, com muita vontade de subir no palco, relaxar e contracenar. A dupla afirma que o relacionamento fora do palco foi muito importante o que rendeu um tom de naturalidade e descontração.
            O hilário esquete agradou muito a platéia e foi eleita como 50% dos votos como a melhor pelo Júri Popular. A surpresa foi grande devido ao número de incríveis apresentações no Festival.      
            Kenya recebeu também o prêmio de Atriz Revelação e revela: “Eu não esperava, mesmo! Eu pude assistir algumas esquetes do mesmo dia que a nossa, e tinha muita gente boa! É difícil imaginar que entre tantas pessoas eu fui a escolhida para ganhar o prêmio de revelação, fiquei muito feliz!”
Rafael completa “Até por que porque, para nós, que entramos para representar a nossa Cia Raízes do Mundo que estava no começo, receber duas premiações deu um certo reconhecimento.”

 

            A Cia Raízes do Mundo agradece muito os seus atores e os parabeniza pelo trabalho apresentado no palco. Temos muito orgulho dos frutos que surgem desse trabalho feito por atores dedicados.
“Participar do Festival de Esquetes Elbe de Holanda foi unir o útil ao agradável, literalmente” resumiu sabiamente Jaqueline Durans.


por Mayra Queiroz
Assessora de Imprensa da Cia Raízes do Mundo


(Mais informações sobre o Festival clique aqui.)
26.04.11

Um comentário:

  1. Apesar do pequeno publico presente no dia da nossa apresentação eu e o Samuca sempre comentamos sobre como foi bacana termos trabalhado juntos - e nem houveram brigas como foi falado e sim tempos diferentes para a criação - e recebido comentarios tão bacanas do juri e do publico que nos prestigiou.
    Para mim o comentario mais bonito foi, ouvir de um dos juris: - "Vocês nos deixaram com água na boca", comentando sobre curto tempo da esquete. Gratidão a todos!

    ResponderExcluir